Comece aqui
Introdução
A API da BlueAI permite que seus sistemas se conectem à nossa plataforma para realizar uploads de arquivos, buscar previsões de hospitalizações, despesas e diversos tipos de fraudes relacionadas à saúde. Abaixo estão as rotas disponíveis e como utilizá-las.
Autenticação
Todas as requisições devem incluir um token de autenticação no cabeçalho. Você pode criar seu token em https://app.blueai.com.br/api_tokens. Os tokens são únicos para cada empresa. Veja suas empresas em https://app.blueai.com.br/accountse confira o token de cada uma.
Exemplo de cabeçalho:
Carregar arquivos
A API da BlueAI permite que seus sistemas se conectem à nossa plataforma para realizar uploads de arquivos, buscar previsões de hospitalizações, despesas e diversos tipos de fraudes relacionadas à saúde. Abaixo estão as rotas disponíveis e como utilizá-las.
Parâmetros obrigatórios
Representa o arquivo no formato XLS ou CSV.
Campo que contém o identificador da pessoa.
Campo que contém a data de nascimento.
Campo que contém o gênero da pessoa.
Campo que contém o código do procedimento.
Campo que contém a descrição do procedimento.
Campo que contém a data do procedimento.
Campo que contém o código do provedor.
Campo que contém o nome do provedor.
Campo que contém o valor pago pelo procedimento.
Cabeçalhos do arquivo.
Exemplo de requisição:
Buscar previsões
Previsões de hospitalização
A rota GET /hospitalizations retorna as previsões de hospitalizações de vidas de acordo com os dados históricos processados. Na própria url, você pode definir um limit para retornar resultados de quantas pessoas quiser.
Exemplo de requisição:
Exemplo de resposta:
Buscar fraudes e abusos
A BlueAI permite buscar vários tipos de fraudes relacionadas a procedimentos de saúde. Abaixo estão as descrições de cada uma das fraudes disponíveis para consulta através de nossas rotas.
As respostas são semelhantes em todas as rotas, retornando o ano, uma lista de procedimentos identificados como possível fraude e informações sobre a paginação.
Lembre-se de que é obrigatório definir o ano que deseja buscar fraudes na própria url com o parâmentro year .
Exemplo de requisição:
Exemplo de resposta:
Procedimentos acima do padrão
Esta rota detecta procedimentos cujos valores ou quantidades fogem significativamente do padrão esperado, comparando com benchmarks de mercado ou práticas comuns.
Prestadores acima do padrão
Esta fraude detecta provedores cujos custos de procedimentos estão muito acima ou abaixo do valor médio praticado por outros provedores para o mesmo procedimento.
Análise de preço por prestador
Através desta rota, você pode detectar padrões de procedimentos que fogem da norma estabelecida. Ela utiliza análise estatística para descrever procedimentos com comportamentos atípicos.
Reembolso indevido ou cobrança de retorno
Esta fraude ocorre quando um prestador cria uma cobrança de consulta em dois meses consecutivos, sendo a soma dos dois valores maior que o preço limite do valor pago que a Blue aprendeu que deveria ser cobrado pelo procedimento e pelo respectivo prestador.
Procedimentos repetidos
Esta fraude ocorre quando o mesmo procedimento é registrado mais de uma vez para o mesmo beneficiário, dentro de um intervalo de tempo que seria considerado invulgar para a repetição de tal procedimento. A API detecta essas ocorrências analisando códigos de procedimento e datas.
Caso de uso: Detectar cobranças realizadas mais vezes que o padrão aprendido de cada procedimento.
Procedimentos repetidos por prestador
Similar à fraude de procedimentos repetidos, mas aqui a análise se concentra no provedor de saúde. Esta rota identifica quando um provedor está realizando o mesmo procedimento em múltiplos pacientes repetidamente de maneira suspeita.
Caso de uso: Identificar prestadores que possam ter cobrado repetidas vezes por um mesmo procedimento.
Procedimentos indevidos pelo sexo
Esta fraude é detectada quando o código do procedimento realizado é inconsistente com o gênero do beneficiário. Por exemplo, procedimentos exclusivos de um gênero (como uma mamografia para mulheres) sendo cobrados para um beneficiário de outro gênero.
Procedimentos não identificados
Esta fraude detecta o uso de códigos de procedimento que não estão devidamente identificados ou que não constam no registro oficial de códigos permitidos.
Prestadores não identificados
Esta rota detecta fraudes onde os códigos ou nomes de provedores não estão devidamente identificados ou são desconhecidos no sistema.
Beneficiário não identificados
Detecta fraudes onde os beneficiários (pacientes) estão cadastrados de forma inconsistente ou são desconhecidos nos registros, sugerindo possível uso de identidades falsas ou dados incompletos.